quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coração - Dominando a arte de sentir (parte 3)



ATENÇÃO! 

Não leia este artigo antes de ler as partes 1 e 2.
Ler um texto fora do contexto é muito arriscado!


Leia primeiro:


Como eu falei pra vocês no primeiro artigo, eu mesmo ainda estou aprendendo sobre isso, e conforme aprendo, passo a vocês! Espero que extraiam o máximo desse último artigo da série "Coração - Dominando a arte de sentir"!

Mas então... o que os sábios dizem a respeito disso? Qual o caminho que se deve andar?

Gente, como nós vimos até aqui, o coração não está apto para guiar a nossa vida. A nós cabe essa tarefa. A única maneira de sermos de fato felizes é aprendendo o que é o amor.


Já tentamos perguntar aos nossos amigos que, como papagaios, apenas repetiram as frases de impacto de suas telenovelas mexicanas, e seus filmes hollywoodianos: "siga o seu coração". Uma frase muito linda, mas totalmente equivocada, que é usada em sua maioria por quem não sabe o que dizer, como se dissessem: "na dúvida, faça o que sentir vontade".

Você consegue ver agora o absurdo dessa afirmação?? Na dúvida, faça o que sentir vontade... NÃO! Na dúvida, busque a certeza! Na dúvida, busque conselhos dos sábios e dos anciãos! Eles também amaram, e muito mais do que qualquer de seus amigos. Esse é o caminho a seguir. Eu fui perguntar ao homem conhecido como O Sábio, e ele me disse:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4:23

Eu sei lá a quantos milênios ele disse isso! Mas pense bem: de todos os lados, todos tentam te convencer que você deve ouvir o som do seu coração. Mas seus amigos não têm culpa, pois são apenas um produto do bombardeio de frases que vendem, pronunciadas pelos filmes, novelas, músicas e internet. Seus atores favoritos, seus compositores favoritos, dizem que o amor é um lindo sentimento que deve ser seguido cegamente. O amor é cego, dizem eles. Mas sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida! Porque tudo o que você é hoje, é fruto do que você aceitou que entrasse em seu coração. Mais ou menos assim:

MENTE > CORAÇÃO > VIDA

O que você vê, o que você ouve, chega à sua mente (Mateus 6.22 e 23) e lá você precisa decidir se aceita ou não. Se você alimenta, se você aceita, então esse pensamento se torna um sentimento, um desejo. E vai para o coração. Não foi acaso, foi decisão sua.

Depois que está no coração é apenas uma questão de tempo até se tornarem palavras ou atitudes. Pois o que encher o seu coração, é o que vai transbordar. "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca".

Então sua vida é um reflexo daquilo que você aceita, daquilo que você alimenta em sua mente. Vigie aquilo que enche seus pensamentos e você não terá que lutar contra seu coração. Essa é a resposta!

Infelizmente, muitos de vocês que leram esta série não acreditarão em mim, e terão que experimentar por si mesmos. Existe um ditado popular que diz que o inteligente aprende com o próprio erro, mas o sábio aprende com o erro dos outros. Eu fui inteligente. Por favor, sejam sábios!


Então, essa série te ajudou de alguma maneira? Comente!
Você ficou com dúvidas sobre alguma coisa? Comente!
E por favor, me critiquem! A crítica é o único modo de eu saber onde estou errando.


4 comentários:

  1. Dii Parabéns seus três artigos estão enriquecidos da palavra de Deus. Muito edificante ! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, maninha! Tenho mais alguns sobre este assunto preparados para este ano ;)

      Excluir
  2. Diel parabéns amigo. Agora que parei para dar uma olhada em seus artigos e estou gostando muito... abraços :)

    ResponderExcluir

Novos artigos (quase) todos os domingos! Deixe um comentário :)